terça-feira, 11 de agosto de 2009

BOLETIM INFORMATIVO DA 29ª FEIRA DE TROCAS DO CENTRO

A 29ª edição da Feira de Trocas Solidárias do Centro de São Paulo foi realizada no dia 18 de julho de 2009, na Associação Minha Rua Minha Casa (AMRMC). Uma proposta de mercado diferente, baseada nos princípios de autogestão, solidariedade e democracia.

Com a participação de mais de 500 pessoas e 20 Empreendimentos Econômicos Solidários, não faltou agito na grande festa regada a muito samba e atividades culturais que comemoraram o dia da Amizade, fortalecendo os laços de união e solidariedade entre os participantes. Veja abaixo mais sobre as apresentações culturais.
Com uma movimentação estimada de R$ 8000,00, os principais produtos trocados foram: artesanato variado, livros, produtos de limpeza, terrários, vasos de plantas, roupas, alimentação, cestas básicas, kits de higiene, dentre outros.


Falando com o Empreendimento

Nessa edição da feira, a equipe de comunicação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - Fundação Getulio Vargas (ITCP-FGV) conversou com a Zumira Cordeiro, ex-moradora de rua que produz artesanato em bordado no Núcleo-Escola Cooperar Reciclando Reciclar Cooperando da OAF Pinheiros.
Esse Núcleo é um Programa da OAF - situado em Pinheiros de atenção à população adulta em situação de rua. Nosso foco está centrado na acolhida e no processo socioeducativo de inserção produtiva seja no mercado formal, como trabalhadores autonomos ou coletivos que se organizam para o trabalho como uma das formas de saída das ruas. O processo é comunitário e de descoberta das potencialidades como pessoa em comunidade. Localizada na Rua Galeno de Almeida, 639, Sumaré a OAF Pinheiros reúne diversos artesãos que participam da Feira de Trocas Solidárias do Centro de São Paulo.
Trabalhando com camisetas, bolsas e panos de prato bordados artesanalmente, Zumira acredita muito no seu trabalho. ¨A Economia Solidária é uma benção na minha vida, pois consigo trabalhar e me sentir útil¨. Conversando com ela percebemos que a força de vontade e perseverança marcam a vida dessa guerreira. ¨Iniciamos o trabalho com o Programa Operação Trabalho da Prefeitura, mas com o fim do programa continuamos, pois não podemos desistir¨.
Zumira também participa das outras feiras e eventos, organizados pela ITCP-FGV e AMRMC, que abrem espaço para comercialização de seus produtos. ¨o que não podemos é ficar parado.¨ conclui.


Acolhendo os visitantes


Andando pela feira reparamos em uma mulher que está presente em praticamente todas as Feiras de Trocas Solidárias do Centro de São Paulo. Zuleide é uma veterana das trocas Solidárias, participa desde 1998 na Feira de Trocas da Pedreira, Zona Sul de São Paulo. ¨Eu sou viciada nas trocas¨ diz sorridente. ¨Aqui eu consigo levar para casa diversos produtos interessantes e estou criando sempre novas amizades¨.
Zuleide sempre participa com muitos produtos, inclusive suco e bolo. Além de ser uma ótima visitante, ela também dá dicas sore as trocas e orienta pessoas iniciantes. Uma verdadeira guardiã das trocas Solidárias.

Atividades culturais:

Maisa: Um momento de MPB, para acolher os participantes da feira

Free Samba: Um grupo Animado cantando sambas atuais


Grupo Samba Sem Segredo: Um grupo animado cantando sambas antigos


Dançarina Mirian: com sua energia animou a galera com sua dança

contagiante


Zé da Viola: Apresentou cantos sertanejos relembrando a origem de

muito dos participantes.


Projeto ANDALUIZA: O grupo fez uma intervenção musical e

participativa para fechar a feira.

Mercado Escola


A ITCP-FGV é um programa de pesquisa aplicada do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV que desenvolve, por meio da formação de cooperativas, associações, empreendimentos e Redes Solidárias, tecnologias sociais de fomento ao associativismo e o empreendedorismo solidário, apoiando iniciativas de geração de trabalho e renda para a inclusão de grupos vulneráveis no mercado.
Para isso, oferecemos um conjunto de capacitações e assessorias, chamado
de incubação, nas áreas de:

• Estudo de Viabilidade Econômica;
• Plano de negócios;
• Capacitação produtiva;
• Gestão empreendedora;
• Orientação jurídica e
• Marketing Solidário e acesso a mercado;

No início da incubação, a ITCP-FGV oferece microcrédito para os empreendimentos:
• Comprarem equipamentos, matérias-primas e materiais de escritório;
• Desenvolverem materiais de comunicação;
• Aprimorarem seus processos produtivos, caso necessite de reforço na capacitação.

Para facilitar o pagamento do microcrédito e estimular o início da comercialização, os empreendimentos participam das Feiras de Trocas Solidárias mensais onde vendem seus produtos em troca de uma moeda social que vale um real e só pode ser utilizada dentro das feiras.

Com as moedas arrecadadas, os empreendimentos pagam as prestações de microcréditos e trocam mensalmente até 200 moedas por Reais para compra de mais matérias-primas.

O uso da moeda social facilita as vendas dos empreendimentos, já que ela orienta o consumo para os produtos da Feira. Além disso, a moeda representa ótima uma ferramenta para educar os participantes sobre o valor do dinheiro e como ele pode ser usado de uma forma mais colaborativa.
As Feiras de Trocas Solidárias são realizadas em parceria com a AMRMC e OAF, ONGs que atuam nas subprefeituras da Sé. As feiras propõem a criação de redes de grupos produtivos da comunidade como estratégia de desenvolvimento local.

Próxima Feira de Trocas Solidárias


A próxima edição desta Festa Solidária será no dia 15 de agosto de 2009.Sempre haverá surpresas, atividades e novos produtos, não perca essa oportunidade!!!Se você músico ou artista, ofereça seu show e receba um cache em moedas sociais, para isso nos escreva com antecedência no: bancodetrocasolidarias@yahoo.com.brTraga seus amigos e parentes e não esqueça de trazer algo para trocar como: artesanato, alimentos, suas habilidades manuais, brinquedos, jogos educativos, materiais escolares, sementes, instrumentos musicais, massagem, poesia em cordel e objetos dentro de sua casa que não usa mais e que alguém pode precisar muito. Pode ser também roupas, cds, vinis, livros e cartilhas educacionais em bom estado também serão muito bem vindas. Use a criatividade!!Caso esteja difícil de trazer algo, você pode comprar Moedas Sociais para não ficar de fora dessa festa.
INFORMAÇÕES NO
bancodetrocasolidarias@yahoo.com.br

Nenhum comentário: