quarta-feira, 15 de julho de 2009

BOLETIM INFORMATIVO DA 28° FEIRA DE TROCAS SOLIDÁRIAS DO CENTRO


Em sua 28ª edição, a Feira de Trocas do Centro de São Paulo foi realizada no dia 20 de junho de 2009 na Associação Minha Rua Minha Casa – AMRMC, multiplicando a prática de uma economia baseada na solidariedade, na democracia e a na auto-gestão.
As Feiras de Trocas realizadas na AMRMC, com a parceria da ITCP-FGV e do HSBC tem como objetivo ser um Mercado Escola para os empreendimentos solidários colocarem em prática, ações voltadas para a consolidação do empreendimento. As Feiras criam oportunidades para que os empreendimentos possam se relacionar com o público, entender melhor a dinâmica do comércio, vender sua produção e ter a segurança de fazer parte de um grande aprendizado, visando adquirir experiência suficiente para entrar no comércio aberto com dignidade e respeito.
Durante todo o sábado, 503 pessoas trocaram seus produtos, serviços, saberes, experiências, afetos e amizade, fortalecendo os elos e laços de união cultivando os princípios e valores da solidariedade!!!
Mais uma vez a Economia Solidária afirmou ser uma proposta de mercado diferente, tendo como principal objetivo a valorização do ser humano.
A decoração do ambiente foi orientada pela educadora Renata Brandle, que disponibilizou material durante o mês de junho e contou com a criatividade dos participantes para prepararem as bandeirinhas. Foram usados pedaços de retalho de tecido e napa, revistas velhas.


Feira inaugura parceria com projeto de conscientização ambiental


Pela primeira vez nas Feiras de Trocas do Centro de São Paulo, esteve presente o Projeto OCA - Orientação para Conscientização Ambiental.
Márcia Lima coordenadora do projeto explicou para nossa equipe um pouco sobre esse trabalho. “É um projeto itinerante que busca levar pela cidade de São Paulo orientação sobre o meio-ambiente, direito dos animais e alimentação sustentável, no caso a alimentação vegetariana. O grande enfoque da OCA na feira foi sobre o aquecimento global e também ofereceram uma feijoada vegetariana para os visitantes da feira.”
Nos locais por onde a OCA passa costuma atrair muitas crianças, que através de oficinas de teatro, oficinas de artesanato, oficinas de alimetação sustentável, desenho, pintura e poesia podem aprender um pouco sobre esses temas que hoje são fundamentais para conscientizar a população. As crianças não são o foco principal da OCA, que tem por objetivo orientar a todos que estão buscando informações sobre esses temas.
Com este primeiro contato, a organização da Feira de Trocas do Centro de São Paulo juntamente com a Incubadora de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas estão construindo mais uma atividade para as Feiras visando tornar as feiras um pólo de educação sócio-ambiental, disponibilizando fácil acesso à informação para os visitantes das feiras. Para maiores informações acesse http://www.projetooca.org.br/ , http://projetooca.blogspot.com/ , http://www.marcialuzz.blogspot.com/ e http://alimentosustentavel.blogspot.com/

Falando com o empreendimento


Na edição desta feira conversamos um pouco com o empreendimento Cooperacs – Cooperativa de arte alternativa e coleta seletiva. Foi criada em 2004, dedicada a transformação social por meio da arte alterantiva e da coleta seletiva. A cooperacs surgiu a partir de decorações natalinas para o conjunto nacional onde a idéia de unir cultura brasileira, trabalho social e o uso de materiais recicláveis como matéria prima foi um sucesso. Idealizado por Vilma Peramezza e criado por Silvio Galvão, os projetos de decoração natalina em 2001, 2002 e 2003 deram sustentação para que em 2004 um grupo de artistas proveniente desses projetos fundasse a Cooperacs. Por Sandro Rodrigues.
Para conhecer mais sobre este trabalho, acesse http://www.cooperaacs.org.br/

Feira ganha nova praça de alimentação


Sempre buscando atender melhor o público e proporcionar melhores condições para os visitantes da feira, nesta edição de número 28 foi inaugurada uma nova praça de alimentação, que ganhou mais espaço, maior número de mesas e cadeiras para as pessoas se alimentarem. Os empreendedores ofereceram: canjica, bolos com diferentes recheios, caldos (mocotó, legumes, lentilha), café, tortas doces e salgadas. Com isso a feira de Trocas da Rede do Centro de São Paulo continua atingindo seus objetivos de proporcionar ótimos momentos de lazer, diversão e trabalho para todos.

Feijoada vegetariana faz sucesso

Com a participação do Projeto OCA, a feira ganhou uma bela pratada, isso mesmo, e foi vegetariana. Com a intenção de informar os visitantes da feira sobre a importância da alimentação sustentável, o Projeto OCA disponibilizou uma belíssima feijoada vegetariana para os visitantes os quais puderam adquirir seus pratos com as moedas sociais Mirucas. A procura foi grande e todos puderam se alimentar de uma forma sustentável e saborosa.


Na nossa feira também tem arraiá


Como bons brasileiros, a Associação Minha Rua Minha Casa, também preparou seu arraiá de São João e para animar a festa, os participantes tiveram um espaço para ensaiar a famosa quadrilha animando a todos. Com as orientações da arte-educadora Isabel Deyfruss, o grupo com mais de 30 pessoas e caracterizado com roupas típicas proporcionou bons momentos de discontração a todos que assistiram a bela apresentação da quadrilha. Visando a inclusão social, a interação de pessoas de diversas classes sociais e a diversão, essa quadrilha foi mais uma atividade de sucesso realizada Na Feira de Trocas.


Apresentações Culturais

Banda de samba Free way:

Um Grupo Formado, por ex-associados, animou o inicio da feira de troca, fazendo a galera sambar.

Miriam:

Presente em quase todas as feiras a dançarina Mirian e sua Neta contagiaram o publico com sua alegria.

Grupo Batuque de Rua:

Para Finalizar a Festa, o grupo da associação Batuque de Rua, apresentou o samba de roda, com musicas conhecidas além de vários sucessos e apelo social.


O que é a Economia Solidária?

Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Assim, nesta economia, o trabalho se transforma num meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.


Como Participar da Feira de Trocas Solidárias?


É muito simples! Basta comparecer na Feira com produtos, serviços ou saberes. Inicialmente você terá direito oferecer um ou mais produtos, com o valor máximo de 7 Mirucas, para a organização da Feira a fim de começar a Feira com Moedas no bolso.Na Feira também são aceitos resíduos sólidos em troca de Moedas Sociais. Confira os resíduos e seus valores:




Os demais produtos, serviços e saberes que você trouxe deverão ser oferecidos diretamente às pessoas em mesas para a exposição. Assim, você poderá arrecadar mais Mirucas para adquirir o que as outras pessoas estão oferecendo.Caso você se interesse em apresentar alguma atividade cultural ou algum curso de capacitação, converse com a equipe de organização da Feira que poderá remunerar seu trabalho com Moedas Sociais.Porém, se você não tem nada a oferecer nas feiras, existe a possibilidade de trocar Reais (R$) pela Moeda Social, EXCLUSIVAMENTE no Banco da Feira.Na hora de ir embora você deverá deixar suas Mirucas guardadas até a próxima Feira. Para isso, você deve realizar um depósito de Mirucas. No início da próxima Feira você poderá sacar suas Moedas.

VOCÊ TAMBÉM PODE COLABORAR NA FEIRA AJUDANDO:NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DA FEIRA:

Lastro, recepção, câmbio, depósitos e saques de mirucas, bazar feminino, bazar masculino, Lojinha e Armazém.REALIZANDO DOAÇÕES: lanches em geral para a lanchonete, alimentos não pereciveis, produtos de primeira necessidade, produtos de higiene e roupas masculinas.Para COLABORAR envie um e-mail para: feiradetrocasolidaria@yahoo.com.br

A Feira de trocas acontece 1 vez por mês na sede da Associação Minha Rua Minha Casa na Rua DR LUND, 361 – LIBERDADE. Das 10:00 as 15:00 horaS)Contato: 3277-0640 e 3271-8718.Confira as datas: 18/07 – 15/08 – 19/09 – 17/10 – 14/11 – 12/12.





Nenhum comentário: