segunda-feira, 24 de agosto de 2009

BOLETIM INFORMATIVO 30ª FEIRA DE TROCAS SOLIDÁRIAS DO CENTRO DE SÃO PAULO

A 30ª edição da Feira de Trocas Solidárias do Centro de São Paulo foi realizada no dia 15 de agosto de 2009, na Associação Minha Rua Minha Casa (AMRMC). Uma proposta de mercado diferente, baseada nos princípios de autogestão, solidariedade e democracia.

Com a participação de mais de 599 pessoas e 38 Empreendimentos Econômicos Solidários, não faltou agito na grande festa regada a muito samba e atividades culturais, fortalecendo os laços de união e solidariedade entre os participantes.
Com uma movimentação estimada de R$ 6.000,00 os principais produtos trocados foram: artesanato variado, livros, produtos de limpeza, terrários, vasos de plantas, roupas, alimentação, cestas básicas, kits de higiene, dentre outros.


Falando com o empreendimento




Um dos mais novos empreendimentos da Feira de Trocas do Centro é o Sonho de Fibra. Na edição desta feira, a equipe de comunicação da ITCP-FGV conversou um pouco com um dos integrantes desse grupo, para saber um pouco mais sobre a história do grupo e o trabalho que está sendo desenvolvido.
O grupo surgiu das atividades da oficina escola arte e luz da rua. É uma oficina que capacita ex-moradores de rua a produzirem luminárias e outros objetos com o bagaço da cana-de-açucar. Alguns membros mais antigos da oficina, cerca de 8 pessoas, por estarem mais capacitados e habituados com as atividades, criaram o empreendimento Sonho de Fibra com o objetivo de gerarem renda e proporcionarem melhor condições de vida . O grupo conta com a incubação da ITCP-FGV e com o apoio financeiro do HSBC Solidariedade.
José dos Santos, um dos membros do Sonho de Fibra ( foto ao lado ), começou suas atividades na oficina escola há 1 ano e 6 meses. Depois de ter algumas dificuldades na vida profissional, recebeu ajuda na oficina que através da produção de luminárias, proporcionou para José uma atividade produtiva e supriu algumas necessidades básicas em um momento que se sentia desamparado.
“ Estou gostando muito do que está acontecendo, estou aprendendo a sonhar de novo” ( José dos Santos ).


Veterana das trocas



Selma Márcia participa há 14 anos das feiras de trocas realizadas em São Paulo, e na feira do centro participa desde a primeira feira.
Selma conta que desde o começo gostou muito desta forma diferente de se relacionar com a economia. Ela produz velas e sabonetes artesanais, além de trazer roupas e sapatos usados para serem trocados. “ Nas feiras de trocas, tenho um retorno melhor do que quando vendo em reais”, comenta Selma.
Ficamos felizes em ter uma veterana das trocas contribuindo com as feiras do centro, comprovando o sucesso da solidariedade.








Hummm, agora tem pastel na feira

Sempre com o intuito de melhorar a estruturação das feiras, buscando atender à todos os participantes, a praça de alimentação ganhou mais uma novidade. Agora além dos doces, quitutes, salgados, lanches, churrasco, almoço na lanchonete, sucos e cafezinho, temos agora deliciosos pastéis, que podem ser consumidos com a moeda social Miruca. Venha participar desta festa e não deixe de comer um delicioso pastel na feira.






Criançada faz a festa nas trocas


Carlos Eduardo de 10 anos e Tiago Cavalcante de 12 anos, são amigos e vieram juntos na feira acompanhados de um responsável. Carlos trouxe uns sapatos usados e trocou por mirucas, com as mirucas comeu um lanche, alguns doces e comprou um vaso de planta para presentear sua mãe.
“ Adorei as comidas da feira”, comentou Carlos.
Sempre trazendo alegria para os lugares, as crianças são muito bem vindas nas feiras do centro.






Rosana Baesso, coordenadora da Associação Minha Rua Minha Casa fala um pouco sobre o trabalho que é desenvolvido

A Associação Minha Rua Minha Casa é uma Casa de convivência para a população em situação de rua, na qual eles podem encontrar refeição, banho, tanques para lavarem suas roupas, oficinas (jardinagem, cozinha, serviços gerais, pequenos reparos, decoração e arte), cine clube, biblioteca, grupos temáticos de reflexão, passeios, atendimento social, conversas individuais.A Feira de Trocas Solidária é uma possibilidade de inclusão social e econômica das pessoas que estão nas ruas.Com as mirucas ( moeda social ) as pessoas podem comprar produtos que em lojas ou feiras convencionais elas não teriam acesso. O grande desafio é sensibilizá-los a participar trazendo objetos, serviços, colaboração, material reciclável para trocar e com isso, desvincular o desejo de somente receber a doação de 2 mirucas, valor este que é doado para os moradores de rua conseguirem participar da feira. O objetivo é contribuir para que eles possam perceber que trocando todas essas possibilidades, ou seja, trazendo produtos e roupas para trocar, trabalhando na feira, colaborando na limpeza e montagem das barracas, enfim, seja cooperando ou trocando, a pessoa pode ganhar mais mirucas e com isso aprender que através do seu próprio esforço pode conseguir o que quer.

Atividades Culturais

As atividades culturais na Feira de Trocas Solidárias do Centro são mais um atrativo da feira, criando assim um espaço de entretenimento, diversão e muita alegria para os visitantes e voluntários da feira.Sendo esta Feira frequentada principalmente por moradores de rua, as atividades culturais são importantes para ajudar na formação de um espaço lúdico onde as pessoas se sintam à vontade para criar uma relação aberta e prazerosa com a arte e a cultura, servindo de apoio para a educação e conscientização de uma vida mais feliz e digna.Nesta edição a Feira contou com diversas atividades culturais, sendo elas:





Ubiratan(Flautista): Acompanhado por musicos do Batuque de rua, O Sr. Ubiratan, abriu a feira cheio de estilo, tocando sucessos antigos.


Grupo Free Samba(Samba Livre): Presença marcante de

outras feiras o grupo colocou a galera para sambar.




Odair: Tocando Sucessos da Jovem Guarda, propiciou aos

participantes um momento bem tranquilo que trouxe a todos

muitas lembranças.



Mirian e Sua Cia de dança: Desta vez a dançarina veio com uma Cia de dança Composta por mais cinco dançarinas. Sucesso Garantido.


Batuque de Rua: O grupo que nasceu na associação, fechou mais uma vez o evento, colocando a galera para cantar.


Como Participar da Feira de Trocas Solidárias?

É muito simples! Basta comparecer na Feira com produtos, serviços ou saberes. Inicialmente você terá direito oferecer um ou mais produtos, com o valor máximo de 7 Mirucas, para a organização da Feira a fim de começar a Feira com Moedas no bolso.Na Feira também são aceitos resíduos sólidos em troca de Moedas Sociais. Confira os resíduos e seus valores:


Os demais produtos, serviços e saberes que você trouxe deverão ser oferecidos diretamente às pessoas em mesas para a exposição. Assim, você poderá arrecadar mais Mirucas para adquirir o que as outras pessoas estão oferecendo.Caso você se interesse em apresentar alguma atividade cultural ou algum curso de capacitação, converse com a equipe de organização da Feira que poderá remunerar seu trabalho com Moedas Sociais.Porém, se você não tem nada a oferecer nas feiras, existe a possibilidade de trocar Reais (R$) pela Moeda Social, EXCLUSIVAMENTE no Banco da Feira.Na hora de ir embora você deverá deixar suas Mirucas guardadas até a próxima Feira. Para isso, você deve realizar um depósito de Mirucas. No início da próxima Feira você poderá sacar suas Moedas.

VOCÊ TAMBÉM PODE COLABORAR NA FEIRA AJUDANDO NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DA FEIRA:

Lastro, recepção, câmbio, depósitos e saques de mirucas, bazar feminino, bazar masculino, Lojinha e Armazém.

REALIZANDO DOAÇÕES: lanches em geral para a lanchonete, alimentos não pereciveis, produtos de primeira necessidade, produtos de higiene e roupas masculinas.Para COLABORAR envie um e-mail para: feiradetrocasolidaria@yahoo.com.br

A Feira de trocas acontece 1 vez por mês na sede da Associação Minha Rua Minha Casa na Rua DR LUND, 361 – LIBERDADE. Das 10h00 às 15h00 )Contato: 3277-0640 e 3271-8718.

Confira as datas das próximas feiras: 19/09 – 17/10 – 14/11 – 12/12.















Nenhum comentário: