sexta-feira, 29 de maio de 2009

BOLETIM DA 27ª FEIRA DE TROCAS SOLIDARIAS

Em sua 27ª edição, a Feira de Trocas do Centro de São Paulo foi realizada no dia 16 de maio de 2009 na Associação Minha Rua Minha Casa – AMRMC, multiplicando a prática de uma economia baseada na solidariedade, na democracia e a na auto-gestão.
As Feiras de Trocas realizadas na AMRMC, com a parceria da ITCP-FGV, tem como objetivo ser um Mercado Escola para os empreendimentos solidários colocarem em prática ações voltadas para a consolidação do empreendimento. As Feiras criam oportunidades para que os empreendimentos possam se relacionar com o público, entender melhor a dinâmica do comércio, vender sua produção e ter a segurança de fazer parte de um grande aprendizado, visando adquirir experiência suficiente para entrar no comércio aberto com dignidade e respeito.
Durante todo o Sábado, 570 pessoas trocaram seus produtos, serviços, saberes, experiências, afetos e amizade, fortalecendo os elos e laços de união cultivando os princípios e valores da solidariedade!!!
Mais uma vez a Economia Solidária afirmou ser uma proposta de mercado diferente, tendo como principal objetivo a valorização do ser humano.


Falando com o expositor


Conversamos com o empreendimento Andaluza Baby, que começou seus trabalhos nas feiras de trocas há um ano. Andaluza Marques da Silva de 21 anos, é a responsável pelo empreendimento e foi quem inicou os trabalhos que hoje fazem sucesso nas feiras. Andaluza sempre gostou de pintar e desenhar, fez poucas aulas técnicas sobre o assunto, aprendeu mesmo sozinha. Quando trabalhava como voluntária em um orfanato, Andaluza conheceu a Dona Rufina, participante das feiras de trocas, que sabendo dos seus trabalhos de pinturas em panos e roupas, convidou a jovem empreendedora para participar das feiras.
Esse é o seu primeiro emprego praticamente e já com a experiência de um ano, Andaluza ressalta que está valendo muito essa oportunidade e que os resultados são positivos com o passar do tempo.
“ Estou aprendendo a negociar, conhecendo o público, a cada feira é uma experiência nova. O que eu aprendo aqui na feira, eu não aprendo fora.”



Quem gosta retorna


Felicetta Di Nubila, 57 anos, frequenta o CECCO Santo Amaro participando de atividades ocupacionais e também teve a oportunidade de partcipar de uma feira de trocas solidárias por lá. Foi então que Felicetta se encantou com a dinâmica das feiras e resolveu participar das feiras realizadas na AMRMC. Conversando com a equipe de comunicação da ITCP-FGV, Felicetta diz que as feiras são boas para conversar, se distrair, conhecer pessoas e ainda ela aproveita para trocar roupas e objetos que não usa mais com alguém que usará.
Acompanhada de sua sobrinha Márcia Soares Vargas, 30 anos, que trouxe alguns sabonetes artesanais feitos por ela mesma disse estar muito feliz com as feiras, pois foi incentivada a voltar a fazer os sabonetes que já era um hobby e agora está descobrindo que eles podem ser comercializados.
As feiras de trocas em sua grande maioria visam estimular e incentivar os talentos das pessoas, tornando as mesmas capazes de criar e interagir com o todo.


Alunos do projeto Jogo da Cidadania visitam a feira



Alunos de diversas universidades da cidade de São Paulo ( PUC, USP, São Camilo, Cásper Líbero ) estão fazendo parte de um dos maiores programas em responsabilidade social e desenvolvimento de competências para universitários, esse programa chama-se Jogo da Cidadania. Roberta Navas do Instituto Sinapse e o Prof. Ademar Bueno, levaram alguns alunos para a feira de trocas solidárias na AMRMC, para servir de exemplo de como funciona a Economia Solidária, bem como trabalhar questões sobre esse outro mercado que existe, onde a competição dá lugar a solidariedade.
Para conhecer mais sobre esse programa acesse: http://www.jogodacidadania.com.br/



Consulado da mulher realiza oficina de capacitação


O Consulado da mulher organizou uma oficina de confecção de bijouterias com a ajuda de voluntárias da empresa Hwilrpool e da educadora Kelly Silva ( consulado da mulher ) a oficina contou com a participação de mulheres do CECCO Guarapiranga e mulheres da Casa Viviane dos Santos, vítimas de violência. O intuíto foi o de apresentar a feira para essas mulheres e capacitá-las para produzirem algo. Também estiveram na oficina 5 visitantes da feira.


Com o sucesso da oficina, já está sendo pensado em outras oficinas para as próximas feiras, também com o objetivo de atender os empreendimentos que já frequentam a feira, estimulando o aprimoramento da qualidade de seus produtos.







Revista OCAS está presente na feira

José Fernandes Júnior de 41 anos, morador de um albergue na cidade de São Paulo, é vendedor da revista OCAS e frequenta a feira também para trocar seus produtos e ter acesso ao que é oferecido nas feiras.
A revista OCAS é uma revista voltada para o assunto dos moradoers de rua , buscando minimizar a dura realidade de pessoas que não tem direito à dignidade e consequentemente à felicidade.




Alunos da USP iniciam sua participação na última Feira de Trocas.


Estudantes de Economia da FEA-USP participaram da Feira de Trocas Solidárias do Centro de São Paulo. Por intermédio de uma parceria do ITCP-FGV com o PESC (Programa de Extensão de Serviços à Comunidade) os alunos deram o primeiro passo no desenvolvimento de um projeto de extensão que visa fortalecer as ações no âmbito da Economia Solidária, levando aos empreendimentos conhecimentos técnicos e acadêmicos aprendidos na Universidade. A proposta principal do PESC é atender demandas do terceiro setor que envolvam os quatro cursos de graduação ministrados pela faculdade: economia, administração, contabilidade e atuária, contribuindo assim tanto no desenvolvimento e sustentabilidade das entidades quanto no processo de formação dos graduandos.

Atividades Culturais


As atividades culturais na Feira de Trocas Solidárias do Centro são mais um atrativo da feira, criando assim um espaço de entretenimento, diversão e muita alegria para os visitantes e voluntários da feira.
Sendo esta Feira frequentada principalmente por moradores de rua e albergues, as atividades culturais são importantes para ajudar na formação de um espaço lúdico onde as pessoas se sintam à vontade para criar uma relação aberta e prazerosa com a arte e a cultura, servindo de apoio para a educação e conscientização de uma vida mais feliz e digna.
Nesta edição a Feira contou com diversas atividades culturais, sendo elas:



Fernando Santos
Fernando já é um dos artistas consolidados nas feiras da AMRMC, compareceu mais uma vez na feira animando e compartilhando sua boa energia com os visitantes.







Bob Neto
Bob Neto partilhou na feira, mais uma vez, sua apresentação cover do saudoso Raul Seixas











EN-AHA
EN-AHA, um dos empreendedores da feira, contribuiu na parte cultural cantando Reagge de sua própria autoria.












A popular Miriam
Com a companhia de Dariane sua mascote, Miriam fez sua performam-se dublando e dançando músicas que divertiram a nossa festa.





Marcelo Gonçalves
Marcelo Mc, assim como é conhecido, realizou uma apresentação de Hip Hop.






Batuque de Rua
Finalizando a Festa, como de costume, o Grupo formado dentro da própria associação, o Batuque de Rua, animou a feira com um momento de samba de roda.
Além de Sambas famosos, o grupo também cantou sambas de apelo social, lembrando do Tema da Feira, “O dia de Luta do Povo da Rua”, realizado no dia 27/05, às 13h00min, na câmara dos vereadores.


O que é a Economia Solidária?


Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Assim, nesta economia, o trabalho se transforma num meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.

Como Participar da Feira de Trocas Solidárias?


É muito simples! Basta comparecer na Feira com produtos, serviços ou saberes. Inicialmente você terá direito oferecer um ou mais produtos, com o valor máximo de 7 Mirucas, para a organização da Feira a fim de começar a Feira com Moedas no bolso.
Na Feira também são aceitos resíduos sólidos em troca de Moedas Sociais. Confira os resíduos e seus valores:



Os demais produtos, serviços e saberes que você trouxe deverão ser oferecidos diretamente às pessoas em mesas para a exposição. Assim, você poderá arrecadar mais Mirucas para adquirir o que as outras pessoas estão oferecendo.
Caso você se interesse em apresentar alguma atividade cultural ou algum curso de capacitação, converse com a equipe de organização da Feira que poderá remunerar seu trabalho com Moedas Sociais.
Porém, se você não tem nada a oferecer nas feiras, existe a possibilidade de trocar Reais (R$) pela Moeda Social, EXCLUSIVAMENTE no Banco da Feira.
Na hora de ir embora você deverá deixar suas Mirucas guardadas até a próxima Feira. Para isso, você deve realizar um depósito de Mirucas. No início da próxima Feira você poderá sacar suas Moedas.

VOCÊ TAMBÉM PODE COLABORAR NA FEIRA AJUDANDO:
NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DA FEIRA: Lastro, recepção, câmbio, depósitos e saques de mirucas, bazar feminino, bazar masculino, Lojinha e Armazém.
REALIZANDO DOAÇÕES: lanches em geral para a lanchonete, alimentos não pereciveis, produtos de primeira necessidade, produtos de higiene e roupas masculinas.

Para COLABORAR envie um e-mail para: feiradetrocasolidaria@yahoo.com.br

A Feira de trocas acontece 1 vez por mês na sede da Associação Minha Rua Minha Casa na Rua DR LUND, 361 – LIBERDADE. Das 10:00 as 15:00 horaS)
Contato: 3277-0640 e 3271-8718.
Confira as datas: 16/05 – 20/06 – 18/07 – 15/08 – 19/09 – 17/10 – 14/11 – 12/12.


Um comentário:

Unknown disse...

Visite a rede de troca-troca do site www.almanaquedoadolescente.com.br e divulgue a feira solidária!
O site é um portal de informação, cultura, entretenimento, consumo consciente, comércio justo e solidário, ecoturismo, cidadania,inclusão e muito mais!