quarta-feira, 29 de abril de 2009

BOLETIM INFORMATIVO 26ª FEIRA DE TROCAS

Em sua 26ª edição, a Feira de Trocas do Centro de São Paulo foi realizada no dia 18 de abril de 2009 na Associação Minha Rua Minha Casa disseminando a prática de uma economia baseada na solidariedade, na democracia a na auto-gestão.

Nesta edição foi feita uma homenagem ao Dia do Índio, com uma decoração especial elaborada pela Equipe do Artesanato Consciente da AMRMC, e também atrações culturais temáticas.
As Feiras de Trocas realizadas pela ITCP-FGV tem como objetivo ser um Mercado Escola onde cerca de 17 empreendimentos solidários que tiveram a oportunidade de colocar em prática o que muitas pessoas só vêem nos livros. As Feiras criam oportunidades para que os empreendimentos possam se relacionar com o público, entender melhor a dinâmica do comércio, vender sua produção e ter a segurança de fazer parte de um grande aprendizado, visando adquirir experiência suficiente para entrar no comércio aberto com dignidade e respeito.


Durante todo o Sábado, 556 pessoas trocaram seus produtos, serviços, saberes, experiências, afetos e amizade, fortalecendo os elos e laços de união cultivando os princípios e valores da solidariedade!!!
Mais uma vez a Economia Solidária afirmou ser uma proposta de mercado diferente, tendo como principal objetivo a valorização do ser humano.
Feira recebe visita do Senador Eduardo Suplicy


Nesta feira, o Senador Eduardo Suplicy, que também é professor da FGV, compareceu para conhecer melhor o trabalho que está sendo realizado na Associação Minha Rua Minha Casa com a parceria da ITCP-FGV.
Pelo fato de alguns membros da ITCP terem feito uma apresentação em uma das aulas ministradas pelo Senador Suplicy, apresentando a proposta da Economia Solidária e o trabalho da ITCP-FGV, o Senador se interessou em ir visitar a feira e conheceu um pouco mais sobre algumas metodologias da Economia Solidária, teve contato com as moedas sociais e conversou com alguns visitantes.
O Senador quer retornar à feira, desta vez com a companhia do Economista e Secretário Nacional de Economia Solidária Paul Singer.

Ex-moradora de rua trabalha em empreendimento da Economia Solidária

Com 55 anos, Dona Benedita Maria é uma das integrantes do Empreendimento Motirô. Dona Benedita conheceu a Associação Minha Rua Minha Casa que lhe proporcionou conhecer outras pessoas, se relacionar e também participar das feiras. Quando viu o grupo Motirô, se interessou em participar e hoje é a atividade onde consegue uma remuneração que lhe estimula a continuar trabalhando. O grupo Motirô trabalha fazendo jardinagem, terrário e produz composto orgânico. Suas plantações são feitas nos fundos da Associação Minha Rua Minha Casa, embaixo do viaduto do Glicério. Caso queiram adquirir os produtos do Motirô escrevam para amrmc.camp@uol.com.br.


Empreendimentos tem apoio de professor e alunos de psicologia

Com o intuito de trabalhar as questões associativas dos empreendimentos que participam das Feiras de Trocas Solidárias, deu-se início nesta edição da Feira um apoio voltado para trabalhar as relações de grupo que podem estar atrapalhando o seu bom funcionamento. Os grupos atendidos foram Sabor Divino, Quero mais Salgados e Mãos Amigas.
Com o trabalho do professor Luis Guilherme Galeão e estudantes de psicologia da Unip, os grupos tiveram a oportunidade de compartilhar problemas, conflitos e dúvidas que estavam gerando situações difíceis na convivência dos grupos. Os problemas foram compartilhados entre os participantes que buscaram soluções entre si para melhorar as situações para gerar mais saúde para o grupo e assim mais qualidade para suas produções.
Geração de renda e inclusão social começam antes de tudo no bom relacionamento entre os participantes. Saber conviver para saber viver.

Falando com o expositor

Desta vez conversamos com o músico Enah-ha. Cantor e compositor de reggae, Enah-ha lançou seu primeiro CD em 1994. No ano de 2000, decidiu alavancar sua marca confeccionando roupas com as cores do reggae e o seu nome estampado. Há 1 ano Enah-ha está participando das feiras de trocas solidárias do centro e diz que tem muito carinho pela proposta, além de gostar de interagir com as pessoas Enah-ha disse que a circulação da moeda social é muito boa e incentiva ele a participar.
Enah-ha estará fazendo uma apresentação no dia 3 de maio às 17h no Céu 3 Pontes em São Miguel Paulista, evento da Virada Cultural de São Paulo.

Primeira experiência na Feira

Nesta edição da Feira de Trocas do centro, seis empreendimentos estreiaram sua participação. Eles estiveram conhecendo a Feira do centro como uma oportunidade de poder participar periodicamente. Foi o caso da Danielle, ( foto ao lado ) que chegou até a Feira por uma indicação da Educadora Tânia. Com o empreendimento de nome Dany – Recreação Infantil-, Danielle proporciou muita diversão para as crianças presentes na Feira com bexigas em forma de bichos e pinturas nos rostos da criançada. A empreendedora Danielle gostou muito da sua participação, e disse que estará presente nas próximas feiras, e assim será mais uma atração da Feiras de Trocas do Centro, e desta vez com o foco voltado para as crianças.

Outros dois novos empreendimentos foram o Quero Mais Salgados com a participação de Marilene Mariano, Salete e Edna e o Sabor Divino com a participação de Angela e Adelice, apoiado pelo Consulado da Mulher.
Estes grupos levaram para Feira muitos quitutes, doces e salgados com uma qualidade de primeira linha. Eles serão mais um reforço nas próximas feiras, que cada vez mais vai se fortalecendo e firmando sua intenção.
“ Gostei muito da Feira, foi minha primeira vez, vendi quase todos os meus produtos e ainda me diverti”. ( Adelice Rocha de Sousa, 52, Sabor Divino)

Além desses grupos, compareceram pela primeira vez na Feira os empreendimentos:

* MSM Confecção e Comércio da Rede Prosol com Marli Candida;
* Mãos Amigas da Rede Jabaquara com Ileuza Ramos de Sousa e Ivone da Felicidade e;
* Associação Amba Vera Povo Guarani com artesanatos e livros.
Atividades Culturais

As atividades culturais na Feira de Trocas Solidárias do Centro são mais um atrativo da feira, criando assim um espaço de entretenimento, diversão e muita alegria para os visitantes e voluntários da feira.
Sendo esta Feira frequentada principalmente por moradores de rua e albergues, as atividades culturais são muito importantes para ajudar na formação de um espaço lúdico onde as pessoas se sintam a vontade para criar uma relação aberta e prazerosa com a arte e a cultura, servindo de apoio para a educação e conscientização de uma vida mais feliz e digna.


Nesta edição a Feira contou com diversas atividades culturais, sendo elas:

Dança Krump com Fernando

Com um estilo arrojado e divertido, Fernando trouxe uma dança que é considerada ainda nova aqui no Brasil, chamada dança Krump, ele sacudiu o esqueleto e animou os vistantes na Feira de Trocas Solidárias do Centro de São Paulo.



A tradicional performance com Miriam

Miriam fez sua performam-se dublando e dançando músicas que divertiram a nossa festa.


Grupo musical

Com a participação da contadora de histórias Isabel Dreyfuss, do educador Abel e de alguns usuários integrantes da AMRC como o Francisco Machado, Nestor Kogue, Jefersson Assis, Márcio Quirino e Mauro Fernando, a feira teve momentos especiais ao som deste grupo que embalou esta tarde de sábado, proporcionando prazer aos visitantes que frequentaram a feira.

Coral Guarani

Homenageando o dia do Índio, a feira trouxe um coral de crianças da tribo guarani que com seus cantos e danças, trouxeram a energia de nossos ancestrais para esta edição da feira, fazendo o povo reviver momentos de celebração e cultura.

Contação de histórias

Aproveitando o embalo do coral Guarani e também homenageando o dia do índio, a Musicoterapeuta e Arte-educadora Isabel Dreyfuss aproveitou para contar duas lindas histórias sobre nossos povos indígenas. Com a presença de adultos e crianças, Isabel resgatou lendas de nossos ancestrais, atraindo a atenção dos espectadores, que do começo ao fim não deixaram suas cadeiras. Com histórias falando sobre a alimentação indígena e até mesmo sobre a criação do mundo, Isabel proporcionou mais um momento de alegria, entretenimento, arte e cultura na Feira de Trocas do Centro.

Como Participar da Feira de Trocas Solidárias?

É muito simples! Basta comparecer na Feira com produtos, serviços ou saberes. Inicialmente você terá direito oferecer um ou mais produtos, com o valor máximo de 7 Mirucas, para a organização da Feira a fim de começar a Feira com Moedas no bolso.
A Feira também aceita resíduos sólidos em troca de Moedas Sociais. Confira os resíduos e seus valores:




Os demais produtos, serviços e saberes que você trouxer deverão ser oferecidos diretamente às pessoas em mesas para a exposição. Assim, você poderá arrecadar mais Mirucas para adquirir o que as outras pessoas estão oferecendo.
Caso você se interesse em apresentar alguma atividade cultural ou algum curso de capacitação, converse com a equipe de organização da Feira que poderá remunerar seu trabalho com Moedas Sociais.
Porém, se você não tem nada a oferecer nas feiras, existe a possibilidade de trocar Reais (R$) pela Moeda Social, EXCLUSIVAMENTE no Banco da Feira.
Na hora de ir embora você deverá deixar suas Mirucas guardadas até a próxima Feira. Para isso, você deve realizar um depósito de Mirucas. No início da próxima Feira você poderá sacar suas Moedas.

VOCÊ TAMBÉM PODE COLABORAR NA FEIRA AJUDANDO NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DA FEIRA: Lastro, recepção, câmbio, depósitos e saques de mirucas, bazar feminino, bazar masculino, Lojinha e Armazém.
REALIZANDO DOAÇÕES: lanches em geral para a lanchonete, alimentos não pereciveis, produtos de primeira necessidade, produtos de higiene e roupas masculinas.

Para COLABORAR envie um e-mail para: feiradetrocasolidaria@yahoo.com.br

A Feira de trocas acontece 1 vez por mês na sede da Associação Minha Rua Minha Casa na Rua DR LUND, 361 – LIBERDADE. Das 10:00 as 15:00 horas)
Contato: 3277-0640 e 3271-8718.
Confira as datas: 16/05 – 20/06 – 18/07 – 15/08 – 19/09 – 17/10 – 14/11 – 12/12.











Nenhum comentário: