sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Boletim Informativo 33ª feira de trocas do Centro de São Paulo


A 33ª edição da Feira de Trocas Solidárias do Centro de São Paulo foi realizada no dia 14 de novembro de 2009, na Associação Minha Rua Minha Casa (AMRMC). Uma proposta de mercado diferente, baseada nos princípios de autogestão, solidariedade e democracia.
Com a participação de mais de 464 pessoas e 25 Empreendimentos Econômicos Solidários.
Os principais produtos trocados foram: artesanatos variados, livros, produtos de limpeza, terrários, vasos de plantas, roupas, alimentação, cestas básicas, kits de higiene, dentre outros.
O evento como sempre foi muito movimentado, com muita originalidade e criatividade.

Falando com o empreendimento


Nesta edição falamos com José dos Santos, integrante do grupo Sonho de Fibras, um empreendimento formado por 10 pessoas e que produz fibras que servem como luminárias, descansos de celular, porta-guardanapo, porta-retrato, porta-caneta entre outros diversos produtos interessantes e muito úteis. O que realmente chama atenção é o design diferenciado e ecologicamente correto dos produtos que são oferecidos a preços bem acessíveis.
José dos Santos relata que o empreendimento está a 4 meses na feira e que pretende continuar por mais um bom tempo, principalmente por causa dos resultado positivos durante este período. O grupo está situado na casa da oficina e seus integrantes também participam da Casa da Oração.

Visitantes

O grupo Barraca do Ponto de Encontro e Cultura também se fez presente nesta edição, este grupo é formado por 4 alunos da USP, os quais trazem de casa vários produtos novos e usados para serem vendidos nas feiras, como roupas, pulseiras, capas de chuva, bolsas e até brigadeiros. Entrevistamos Marília Simões do Nascimento que relata que o grupo está desde Setembro na feira de trocas e eles estão gostando bastante dos resultados obtidos e aprendendo muito com esta diferente experiência.

Projeto Enriquecendo Relações

Nesta edição entrevistamos também uma participante do Projeto Enriquecendo Relações, realizado por alguns estudantes de psicologia da UNIP, com atendimentos aos grupos de empreendimentos visando trabalhar as questões associativas e sociais. Conversamos com Marli Cândida a respeito do projeto, esta é integrante do grupo MSM Costura, um empreendimento que produz e comercializa lingeries.

Marli Cândida nos disse que se tratava de algo muito interessante e útil aos seus participantes, pois nestes encontros eram debatidas principalmente as situações que enfrentavam dentro dos empreendimentos, aonde as questões sociais e associativas são fundamentais para o sucesso do grupo, portanto estes encontros possibilitam uma grande troca de experiências e dificuldades entre os empreendimentos, nas quais uns podem inclusive auxiliar os outros na resolução de seus problemas. Com certeza este é mais um evento que contribuirá muito para o desenvolvimento e amadurecimento de diversos empreendimentos.

Cantina


A cantina oferecia novidades nesta edição da feira, o almoço contava com uma deliciosa macarronada à bolonhesa, a qual saciou a fome de muitas pessoas por um preço muito abaixo do normal, quanto à bebida eram servidos refrescantes sucos de uva perfeitos para um sábado ensolarado.



Atividades Culturais

As atividades culturais desta edição estavam definitivamente muito exuberantes e animadas, contando com a participação de diversos artistas que conseguiram de forma incrível dominar a platéia, a qual estava totalmente contagiada pelas apresentações. Os artistas e grupos que participaram desta edição da feira foram:

Grupo Batuque de Rua
Francisco Machado
Joeliton Alves dos Santos
Jorge Mateus
Dança de Rua (Hip Hop) – Fernando
Dança – Miriam
Dublagem Raul Seixas – Raul
Enah Ha





Como Participar da Feira de Trocas Solidárias?


É muito simples! Basta comparecer na Feira com produtos, serviços ou saberes. Inicialmente você terá direito oferecer um ou mais produtos, com o valor máximo de 7 Mirucas, para a organização da Feira a fim de começar a Feira com Moedas no bolso.
Na Feira também são aceitos resíduos sólidos em troca de Moedas Sociais. Confira os resíduos e seus valores:


Os demais produtos, serviços e saberes que você trouxe deverão ser oferecidos diretamente às pessoas em mesas para a exposição. Assim, você poderá arrecadar mais Mirucas para adquirir o que as outras pessoas estão oferecendo.
Caso você se interesse em apresentar alguma atividade cultural ou algum curso de capacitação, converse com a equipe de organização da Feira que poderá remunerar seu trabalho com Moedas Sociais.
Porém, se você não tem nada a oferecer nas feiras, existe a possibilidade de trocar Reais (R$) pela Moeda Social, EXCLUSIVAMENTE no Banco da Feira.
Na hora de ir embora você deverá deixar suas Mirucas guardadas até a próxima Feira. Para isso, você deve realizar um depósito de Mirucas. No início da próxima Feira você poderá sacar suas Moedas.

VOCÊ TAMBÉM PODE COLABORAR NA FEIRA AJUDANDO:


NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DA FEIRA: Lastro, recepção, câmbio, depósitos e saques de mirucas, bazar feminino, bazar masculino, Lojinha e Armazém.

REALIZANDO DOAÇÕES: lanches em geral para a lanchonete, alimentos não pereciveis, produtos de primeira necessidade, produtos de higiene e roupas masculinas.

Para COLABORAR envie um e-mail para: feiradetrocasolidaria@yahoo.com.br
A Feira de trocas acontece 1 vez por mês na sede da Associação Minha Rua Minha Casa na Rua DR LUND, 361 – LIBERDADE. Das 10h00 às 15h00 )
Contato: 3277-0640 e 3271-8718.
Confira a data da próxima feira: 12/12.


Nenhum comentário: